sábado, 14 de janeiro de 2017

Princípio do Registro pelo Valor Original

Boa tarde!

Em continuidade aos Princípios de Contabilidade, não mais denominados como Fundamentais, porém sendo ainda é fundamental para a boa aplicação da prática contábil, neste post trataremos do Princípio do Registro pelo Valor Original, acredito ser o que sofreu a maior alteração com a Resolução 1.282/2010 devido a absorver o Princípio da Atualização Monetária, revogado nesta resolução, porém não é algo muito usual devido ao certo grau de complexidade com relação a atualizações monetárias, reavaliações, etc.

Art. 7º O Princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.

Este princípio é relativamente simples para seu entendimento, ou seja, quando mencionado que requer o Registro pelo Valor Original é exatamente isso, transações realizadas em moeda estrangeira, dolar, euro, etc, devem ser registradas contabilmente em moeda corrente nacional, ou seja, converter os valores das operações na moeda nacional. Valores de aquisição de Bens por exemplo devem ser registrados pelo seu valor de aquisição, independente do seu valor de mercado.

O que começa a complicar é o que vem em seguida ao seu artigo...

§ 1º As seguintes bases de mensuração devem ser utilizadas em graus distintos e combinadas, ao longo do tempo, de diferentes formas:

I) - Custo Histórico...
II) - Variação do custo Histórico...
a) Custo Corrente;
b) Valor realizável;
c) Valor presente;
d) Valor justo;
e) Atualização monetária;

Diante disso, para entender este princípio é necessário compreender que o registro é pelo Valor Original, mas que os elementos do patrimônio além do seu registro pelo Custo Histórico, também poderá ser mensurado 'ao longo do tempo' pelas suas variações de custo histórico...custo corrente, valor realizável, etc...etc...etc...

Portanto sem maiores delongas, como existem muitas formas de variações, mensurações dos elementos patrimoniais,  não entrarei em detalhes evitando a fadiga pois esse assunto já seria para um novo tópico e muito a se debater

Importante é ressaltar que este princípio requer que o valor seja registrado pelo seu valor de aquisição, convertido na moeda nacional Real quando realizado em operações estrangeiras, e demais operações registrado pelo valor na data de aquisição.

A todos uma boa tarde e até a próxima.

"O assunto mais importante do mundo pode ser simplificado até ao ponto em que todos possam apreciá-lo e compreendê-lo. Isso é - ou deveria ser - a mais elevada forma de arte". Autor...dizem que foi Charles Chaplin.

Conte com o contador.






Nenhum comentário:

Postar um comentário